Verão no Litoral do Paraná | Governo relata as melhorias feitas em 2012, mas o que fica para 2013?

Escrito por: Larissa Ilaídes | Postado em: 28 novembro, 2013

Governo relata série de melhorias feitas para o litoral em 2012. É hora de verificar cada uma delas neste Verão.

Você costuma passar o verão no Litoral do Paraná? Passear com a família, festejar os bons momentos do ano, descansar e se revigorar para a nova jornada que inicia? São milhares de visitantes em época de alta e baixa temporada e as praias precisam estar preparadas para isso. Segundo os registros oficias divulgados na revista Paraná ao fim de 2013 (publicação governamental), durante o verão 2012-2013 foram dois milhões de veranistas nas areias do Litoral. De fato, quem esteve presente pôde notar o aumento do fluxo de turistas.

verao-litoral-do-parana

(Foto: Chuniti Kawamura / AENotícias)

Ainda segundo o relato oficial do Governo do Paraná, ações de divulgação para incentivar o turista a conhecer mais o Paraná foram feitas, tais como distribuição de de 50 mil mapas turísticos e Guias do Litoral do Paraná. Quem passou pelos pedágio nas rodovias que levam às praias, possivelmente recebeu seu exemplar com indicações de hotéis, pousadas, lanchonetes e restaurantes.

Para o trabalho de limpeza das praias e das cidades litorâneas, o número de veículos e equipamentos usados nos serviços passou de 368 para 444. Seis máquinas foram usadas no trabalho de oxigenação e higienização da areia de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Houve também a contratação de 60 monitores para orientar veranistas e distribuir saquinhos de lixo na orla. Em Guaratuba, o aterro sanitário local recebeu investimentos de R$2,5 milhões do governo estadual e as lixeiras na orla passaram de 600 para 1,5 mil.

A denominada Operação Verão no Litoral do Paraná 2012-2013 contou com os números relatados acima, além de outros relacionados ao Corpo de Bombeiros e à Guarda Salva Vidas. Porém, foi de fato eficaz para os veranistas? Estar na praia em época de calor intenso é um momento de prazer, portanto muitas destas questões são por hora, não notadas. Segundo cartilha de prestação de contas oficial do Governo do Estado foram investidos 10,1 milhões de reais para garantir a coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos na região. De acordo com levantamento da Paraná Pesquisas houve 81,6% de aprovação entre os veranistas.

No entanto, foi possível notar superficialmente que as benfeitorias foram poucas perante o conglomerado de pessoas que estiveram no Litoral: lixeiras super lotadas e sem troca adequada, ausência de medidas de reciclagem, falta de instruções para o bom comportamento para com o lixo na areia, escassez de espaços para prática de esportes como vôlei e inexistência de ciclovias adequadas para exercícios e passeios beira-mar são exemplos.

As medidas do Governo do Estado têm sido benéficas, mas ainda são poucas se levarmos em consideração o crescimento das cidades litorâneas, já que são quarenta e oito balneários só em Pontal do Paraná em 22 km contínuos de areias. Isto sem contar Matinhos, Caiobá e Guaratuba.

Para este Verão (2013-2014), ainda não há dados oficiais de investimento, mas sabe-se que as praias do Paraná contarão com 33 postos de salva-vidas.

Ajude a cuidar do que também lhe pertence e faça sua parte cidadã: venha para o Litoral, perceba nossos esforços em recebê-lo bem e nos ajude a fiscalizar as medidas e melhorias em nossas praias. 

Aloha ;)

Sobre o autor:

Jornalista por formação, redatora publicitária e pesquisadora em Comunicação Digital. Tem raízes marítimas, ama o Litoral do Paraná, suas potencialidades e suas simplicidades.


Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /home/atlantic/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273