Polêmica: postos Salva Vidas sem escadas

Escrito por: Larissa Ilaídes | Postado em: 25 dezembro, 2013

Afinal, porque os novos postos de Salva Vidas estão sem escadas? Em meio a variados boatos, saiba o que realmente aconteceu. E calma, os veranistas não correm perigos por conta da ausência delas.

A polêmica sobre a ausência das escadas nos postos tomou forma nas redes sociais, onde vários questionamentos aconteceram. A fim de entender melhor o ocorrido, nós buscamos demais informações.

Nós publicamos aqui no blog sobre a abertura dos 33 novos postos de Salva Vidas em todo o litoral do Paraná. Chegamos a questionar sobre a quantidade dos postos, entre outras questões. No entanto, com o início do verão, muitos turistas e moradores da região depararam-se com uso estranho dos postos: salva vidas abaixo dos postos, sem subida para o posto, sem escadas para uso. Contudo, antes de criticar ou questionar o uso dos postos, é importante ressaltar que os bombeiros afirmam usá-los como um ponto de apoio aos dias chuvosos. Para eles, é imprescindível permanecer na praia e nunca abandonar as areias. Ou seja, os postos são mais para os dias de chuva, para resguardar-se do Sol e para armazenamento de material.

Esforço para evitar vandalismo ou erro na licitação?

Os dois. Segundo matéria veiculada no Paraná Online, o projeto anexado à licitação nunca previu escadas. Ao conversar com um bombeiro em atividade nos postos, entendemos que as escadas fixas não foram previstas exatamente para evitar o acesso de vândalos, como já ocorreu com outros projetos. Na realidade, o que ficou transparente é que no projeto de licitação, era para constar escadas removíveis que então, seriam transportadas pelos bombeiros. Porém, houve um erro crasso no anexo e portanto a empresa responsável acabou não arcando com as despesas das escadas removíveis.

E agora?

Ainda segundo informações diretas dos bombeiros atuantes em Praia de Leste, o Corpo de Bombeiros está providenciando as escadas removíveis nos postos salva vidas. Elas serão transportadas dia após adia, tudo para evitar pichações, quebras e detonações do patrimônio público.

salva-vidas-sem-escadas

Créditos: Jonas Oliveira / Agência Estadual de Notícias

Nós entramos em contato com a assessoria do Governo do Paraná para esclarecer ainda mais a questão. Assim que obtivermos respostas, publicaremos aqui no post.

Ajude a cuidar do que também lhe pertence e faça sua parte cidadã: venha para o Litoral, perceba nossos esforços em recebê-lo bem e nos ajude a fiscalizar as medidas e melhorias em nossas praias. 

Aloha ;)

Sobre o autor:

Jornalista por formação, redatora publicitária e pesquisadora em Comunicação Digital. Tem raízes marítimas, ama o Litoral do Paraná, suas potencialidades e suas simplicidades.


Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /home/atlantic/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273