Pontal do Paraná: mais que praias, um município em desenvolvimento

Escrito por: Larissa Ilaídes | Postado em: 1 setembro, 2014

pontal-do-parana

Muito além das praias e das ilhas que encantam a todos que visitam, o município de Pontal do Paraná tem uma história bastante interessante. Desde a emancipação e luta para desmembramento de Paranaguá entre os anos de 1983 a 1995, até as melhores praias do estado do Paraná, a cidade é hoje um dos municípios mais jovens do Estado.

pontal-do-parana-bandeira

Bandeira de Pontal do Paraná traz dois elementos muito característicos da região: o sol brilhante e o mar azul.

Com uma vasta beleza natural, Pontal do Paraná possui 23 km de orla marítima e o  crescente desenvolvimento do município faz com que muitos turistas tornem-se moradores fixos da região. Mas não é somente pelo crescimento da cidade que muitos turistas retornam à Pontal. A população, segundo dados da prefeitura, estimada em mais de 23 mil habitantes, costuma ser bastante acolhedora com seus visitantes, dando dicas de passeios, pousadas e o que fazer pela região.

Entre as atividades econômicas de Pontal do Paraná, logicamente está a pesca. O comércio e turismo também geram grandes movimentações durante a alta temporada e as festas regionais garantem renda durante a baixa temporada - a Festa dos Frutos do Mar realizada sempre no mês de julho, por exemplo, conta com diversas delícias da gastronomia regional.

historia-de-pontal-do-parana

pontal-do-pr

Considerada a capital náutica do estado do Paraná, Pontal do Paraná conta com 22 marinas e cerca de 1.200 embarcações registradas.

O município possui as praias mais limpas do estado do Paraná, segundo os próprios boletins de balneabilidade divulgados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e agrada a todos os tipos de pessoas, pois seus 48 balneários contém características próprias que agradam desde surfistas até aqueles que buscam águas mais calmas para relaxar. Uma dica é passear nas pequenas barcas que fazem a travessia para a Ilha do Mel; as paisagens são encantadoras e as águas cristalinas.

historia-pontal-do-parana

Em Pontal do Sul, balneário pertencente a Pontal do Paraná, por exemplo, destaca-se as condições marítimas que são excelentes para navegação de barcos de todos os tamanhos e, bem por isso, segundo informações do portal Paraná Online, a região já é considerada a capital náutica do estado do Paraná, com 22 marinas e cerca de 1.200 embarcações registradas. É por lá também que se encontra o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná,  que oferece cursos de graduação em Oceanografia e Aquicultura.

Mais recentemente, a autorização da construção de um complexo portuário em Pontal do Paraná vai garantir que a cidade se expanda ainda mais, possibilitando a criação de empregos no litoral também. Saiba mais aqui.

Como faço para visitar Pontal do Paraná?

Pontal do Paraná encontra-se a aproximadamente 100 km de Curitiba, sendo de fácil acesso para aqueles que pretendem ir de carro ou de ônibus. Durante a viagem, é possível conhecer grande parte dos balneários pertencentes ao município. Se você está pensando em visitar a cidade, mas não sabe onde ficar, a região possui diversas pousadas que agradam a todos os bolsos. E até mesmo se chegar lá sem fazer reserva, é bem grande a possibilidade de encontrar um lugar para passar a noite. A maioria delas possui somente quarto e banheiro, mas também é possível encontrar quitinetes com cozinha equipada por um preço acessível.

pontal-do-parana-historia

pontal-do-parana-historias

As refeições também podem ser feitas tanto na beira da praia nas lanchonetes que servem diversas porções e bebidas ou pelos vendedores ambulantes que atendem na areia. Se preferir, em Pontal do Paraná há restaurantes, churrascarias e pizzarias, algumas atendendo, inclusive, por delivery.

Motivos não faltam para você conhecer Pontal do Paraná: boas praias, povo acolhedor e comidas típicas deliciosas.

Quer morar em Pontal? Entre em contato com a Atlântico Sul Imóveis!

Fonte: Prefeitura de Pontal do Paraná, Paraná Online, Gazeta do Povo, Turismo e Praia.

Imagens: Cem UFPR Litoral e Skyscrapercity.

Ajude a cuidar do que também lhe pertence e faça sua parte cidadã: venha para o Litoral, perceba nossos esforços em recebê-lo bem e nos ajude a fiscalizar as medidas e melhorias em nossas praias.

Aloha ;)

Sobre o autor:

Jornalista por formação, redatora publicitária e pesquisadora em Comunicação Digital. Tem raízes marítimas, ama o Litoral do Paraná, suas potencialidades e suas simplicidades.